Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara de farinha láctea
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa)de manteiga ou margarina
1 e 1/2 xícara de açúcar
- bata na batedeira, as claras em neve, reserve. Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até virar um creme claro e fofo. Adicione as farinhas e o leite, alternando-os. Coloque o fermento, misture e adicione as claras delicadamente. Unte a forma com margarina, povilhe açúcar granulado com canela (coloquei açúcar e farinha láctea) e coloque a massa. Leve para assar em forno médio. Espere esfriar, desenforme e sirva como desejar.
P.S. O bolo é gostoso, mas achei que ficou “meio” sequinho (prefiro os bolos mais “molhadinhos”).
Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó (www.mocoto.com.br), ensina a fazer o petisco dadinho de tapioca com queijo coalho.
OBSERVAÇÃO: No vídeo, o chef faz a receita inteira. Abaixo, os ingredientes são de meia receita.
INGREDIENTES
250g de tapioca granulada
250g de queijo coalho
500 ml de leite quente
8g de sal
1 pitada de pimenta branca
MODO DE PREPARO
Misture o queijo ralado e a tapioca ao leite bem quente, mexendo sempre. Acrescente os temperos e mexa até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por de 2 a 3 horas. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar. Sirva com molho de pimenta.
Rendimento: 8 porções.
“Farelo de trigo, semente de linhaça, aveia, leite de soja, açúcar mascavo, esses são alguns dos ingredientes desta nova mistura que está cada vez mais comentada entre as pessoas que desejam emagrecer”.
Porém, é importante esclarecer que para emagrecer ainda é necessária a boa e velha dieta saudável e a prática regular de atividade física. Comer somente a ração humana não vai adiantar.
A ração humana possui ingredientes saudáveis, com propriedades interessantes, que proporcionam benefícios ao organismo, por isso, não vejo problema nenhum em seu consumo, desde que com moderação. E com certeza ela poderá contribuir com bons resultados no emagrecimento.
Algumas informações são
importantes. Consuma bastante água, pois a quantidade de fibras presente nesta mistura é bem elevada, se você não beber água poderá prejudicar o trabalho do seu intestino.
Verifique as calorias e cuidado para não extrapolar na quantidade, pois em excesso pode causar efeito contrário, você pode adquirir peso. Não esqueça que além das calorias da ração humana, tem as calorias do leite e da fruta que você vai misturar.
Muitas pessoas trocam as refeições por esta preparação, na minha opinião, apenas uma refeição é o suficiente, pode ser o café da manhã ou um lanche por exemplo. Realize as outras refeições normalmente, não esqueça de manter uma alimentação balanceada, com a quantidade de calorias adequada para que elimine ou mantenha o peso e se exercite, assim terá excelentes resultados.
Fique atento a todos os ingredientes e veja se você pode consumir. As pessoas com diabetes, por exemplo, devem ficar atentas, já que possui açúcar na composição, as gestantes, por ter guaraná em pó, etc. Para ter certeza que você pode consumir consulte um nutricionista.
A seguir vou escrever algumas das propriedades nutricionais de alguns componentes da ração humana:
Semente de linhaça - Rica em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino, além de ter outras substâncias funcionais.
Farelo de trigo - Também colabora com o trânsito intestinal, estimula os movimentos peristálticos. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.
Leite de soja - Possui menos gordura que o leite de vaca, contém substâncias que ajudam a regularizar alguns hormônios femininos.
Aveia - Rica em fibras. Possui uma substância funcional que ajuda a regular os níveis de glicemia e colesterol no sangue.
Açúcar mascavo - Este tipo de açúcar passa por menos processos químicos, por isso preserva melhor seus nutrientes.
Guaraná em pó - Estimula o sistema nervoso central, melhora a capacidade de raciocínio e combate o cansaço físico e mental.
Coluna assinada por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet,
formada pela Universidade Católica de Santos
CRN-3 14.113
INGREDIENTES
- 1 berinjela média cortada em cubos
- 1 nabo médio cortado em cubos
- 2 maços de cebolinha verde picados
- 2 latas de purê de tomates (680 g)
- 1 maço de salsão (= aipo) picado
- 1 repolho grande fatiado
- 1 pacote de sopa de cebola (70 g)
- 1 cebola média picada
- 3 cenouras médias cortada
- 2 xícaras de vagem picada
- sal, curry,salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto
- 4 litros de água
MODO DE PREPARO
- Numa panela grande coloque 1 berinjela média cortada em cubos, 1 nabo médio cortado em cubos, 2 maços de cebolinha verde picados, 2 latas de purê de tomates (680 g), 1 maço de salsão (= aipo) picado, 1 repolho grande fatiado, 1 pacote de sopa de cebola (70 g), 1 cebola média picada, 3 cenouras médias cortada, 2 xícaras de vagem picada e tempere com sal, curry,salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com 4 litros de água e coloque no fogo. Ferva rapidamente por 10 minutos, abaixe o fogo e mantenha o ponto de fervura por +/- 40 minutos.
Acompanhamento para a sopa de baixas calorias:
1º dia: sopa + todas as frutas, exceto banana. Melancia e melão tem menos calorias. Para beber: chá, café, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade.
2º dia: sopa + todos os legumes. Não consumir feijões secos, grão de bico, ervilhas e milho. O jantar pode comer uma batata grande cozida com manteiga. Lembre-se: hoje não coma frutas.
3º dia: sopa + frutas e legumes à vontade.
4º dia: sopa + banana e leite desnatado. Coma até oito bananas e quantos copos de leite desnatado quiser, mais a sopa.
5º dia: sopa + bifes e tomates. Coma de 280 g a 400 g de bife e 2 tomates médios ou 3 tomates pequenos. Beba de 6 a 8 copos de água. Tome a sopa uma vez ao dia.
6º dia: sopa + bifes e legumes. Coma até 3 bifes grandes e legumes na quantidade razoável. Tome a sopa uma vez ao dia.
7º dia: sopa + arroz integral e suco de frutas (sucos sem açúcar e legumes à vontade). Tome a sopa uma vez ao dia.
Fonte: Aqui
A receita peguei daqui – Frango com Banana
O meu ficou meio mole demais…
INGREDIENTES:
- 300g de Nutella;
- 100g de manteiga;
- 60g de açúcar;
- 60g de farinha;
- 2 gemas;
- 2 ovos
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, derreta a nutella e a manteiga. Misture bem para homogeneizar, retire do fogo.
No liquidificador bata os ovos e as gemas, incorpore o açúcar, a farinha peneirada e a mistura da nutella. Bata mais um pouco.
Unte as forminhas com manteiga e farinha e coloque a massa. Leve para congelar. Asse em forno pré-aquecido a 220º C por 10 minutos, (depende do forno).
Rende: 8 forminhas (o meu rendeu 7 forminhas)
*Qualquer receita de petit gateau é necessário congelar antes.
Servi com sorvete de creme , um mix de nozes e castanhas do Pará trituradas, calda de nutella (nutella misturada com um pouco de leite) e cereja .
Para depois de correr é só experimentar esse mix.
INGREDIENTES:
- 1/2 goiaba vermelha picada e com casca.
- 1 kiwi picado
- 1/2 banana picada
- 1 pote de iogurte com fibras
- 1 colher (sopa) aveia em flocos
- 1 colher (sopa) uvas passas sem sementes
Misture todos os ingredientes e sirva-se…
Fonte: Revista Runners
O que você vê na página ao lado é capaz de provocar reações no corpo além da água na boca. E, claro, todas em benefício da saúde. Quer apostar? Bom, se costuma procurar a laranja para abastecer o corpo de vitamina C, saiba que a goiaba é quase cinco vezes mais potente no nutriente.
No que esta informação ajuda o bem-estar do organismo? A nutricionista Beatriz Botequio de Moraes, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar responde. "A vitamina C é um antioxidante, que evita a lesão das membranas celulares, combatendo a ação dos radicais livres". Esses vilões provocam o envelhecimento precoce das células e, assim, favorecem o desenvolvimento de diversas doenças. Em outras palavras, isso significa que quanto mais vitamina C, mais imune a eles o corpo fica. "A ingestão deste nutriente contribui para a proteção contra o câncer, melhora do sistema imunológico, proteção contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias", lista a nutricionista clínica Anna Luiza Simeão de Oliveira, do Hospital Sírio-Libanês.
DÁ-LHE NUTRIENTES
O alimento apresenta lugar de destaque entre as frutas tropicais, principalmente devido ao seu valor nutritivo. "Conta com teores de vitaminas A e B, açúcar, f erro, cálcio e fósforo superiores à maioria das frutas. Além de ser rica em fibras solúveis", conta a nutricionista Marina Assumpção Ramires, do Hospital Nove de Julho.
Os minerais (cálcio, fósforo e ferro) contribuem para a formação dos ossos e dentes, enquanto as fibras têm a tarefa de regular as funções intestinais e ainda manter os níveis de gordura e açúcar do sangue em dia.
"A vitamina A é boa para a visão, conserva a saúde da pele e auxilia no crescimento. Já a vitamina B, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco", explica a nutricionista Daniela Jobst. E para sentir tudo isso no corpo, basta uma unidade por dia.
A goiaba é rica em vitaminas A e B, ferro, cálcio e fósforo
Vermelha x Branca
As diferenças entre as duas vão além da polpa. E para quem não sabe a distinção entre uma e outra no momento da compra, preste bem atenção à casca. "A branca tem casca esverdeada e a vermelha tem casca amarelada", analisa Daniela Jobst.
No quesito quantidade de nutrientes, a branca deixa a concorrente para trás. Em relação à vitamina C, principal benefício oferecido pela fruta, são 80,1 mcg contra 45,6 mcg da vermelha. Analisando a quantidade de potássio (220 mcg) e fósforo (16 mg), os índices também são maiores na versão mais clara (contra 198 mcg e 15 mg, respectivamente).
Além disso, a goiaba branca possui vitamina A, nutriente não oferecido pela vermelha. Mas, não pense que este segundo tipo sai perdendo na briga. Ele conta com um poderoso aliado, o licopeno, que quando absorvido pelo organismo, ajuda a frear os efeitos nocivos dos radicais livres, que atacam as células saudáveis do corpo e contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
SAÚDE EM DIA
Se deliciar com a goiaba não coloca a dieta a perder. Muito pelo contrário, ela ainda pode dar aquela forcinha para diminuir a marcação da balança. Os quilos a menos podem surgir por causa das fibras solúveis que, além de todos os benefícios já citados, ainda são responsáveis por fornecer sensação de saciedade. E quanto mais satisfeito está o organismo, surge menos a vontade de comer.
O valor calórico também é baixo: cada 100 g (uma unidade média) possui 69 kcal. Que tal provar seus benefícios agora mesmo, substituindo aquele doce cheio de calorias por uma goiaba?
VERMELHA DE SAÚDE
Quem aposta na versão de cor forte na hora do consumo se beneficia de uma propriedade a mais. Trata-se do licopeno, substância famosa por marcar presença também no tomate e na melancia. Este poderoso antioxidante, assim, como a vitamina C, freia a ação dos radicais livres, protegendo as células do corpo. "Além disso, ele está intimamente relacionado ao betacaroteno, um agente anticancerígeno que blinda o corpo do surgimento de doenças em especial o câncer de próstata", analisa Daniela Jobst. Ainda segundo a nutricionista, a proteção está relacionada à diminuição do antígeno (molécula que inicia uma resposta imune e produz os anticorpos específicos) da próstata e diminuição das agressões deste tumor.
Como se não bastasse esta superproteção, a substância ainda manda para baixo o colesterol ruim (LDL) e a pressão sanguínea, graças ao poder de se ligar aos ácidos biliares e interferir na absorção de gorduras. Fique atento: o licopeno é mais bem aproveitado no alimento processado e não in natura. Que tal um bom suco de goiaba vermelha?
Hora Certa
A fruta é bastante versátil e pode ser saboreada a qualquer momento. O mais comum é ingeri-la nos intervalos das refeições, como lanches. Mas, Anna Luiza, dá a dica para o consumo. "Sendo fonte de vitamina C, é interessante consumi-la após o almoço ou jantar, para auxiliar na absorção do ferro contido nas leguminosas (feijão, por exemplo). Para isso, é preciso comer a fruta in natura".
"Ela, apesar dos seus benefícios, não deve substituir nenhuma refeição principal e, sim, ser um complemento", alerta a nutricionista clínica Cristina da Costa Santos, do Hospital Nove de Julho.
"Combinar a goiaba com outras frutas cítricas (laranja e limão, por exemplo) fica muito saboroso. Quando a fruta ainda está verde, levemente ácida, pode ser batida no liquidificador com caldo de carne sem gordura e ter um molho de baixa caloria para assados e aves", ensina Beatriz.
Deliciosa dupla
Quem nunca se rendeu à combinação goiaba com queijo, mesmo que em uma pizza? De tão perfeita, ela leva o nome de um dos casais mais famosos da história da literatura e do cinema: Romeu e Julieta. Pois bem, antes de dar a primeira garfada, saiba que é preciso cautela em seu consumo. Apesar de não fornecer grande quantidade de calorias (aproximadamente 160 kcal), se comparado a outras delícias como chocolate e doce de leite, por exemplo, o doce possui altas doses de açúcar, que se ingerido de maneira excessiva, causa um tremendo mal ao organismo (em especial o coração).
Aos que não resistem à sobremesa, aí vai a dica: "Se quiser fazer esta combinação, prefira o queijo magro ou branco (cottage, ricota ou queijo-de-minas) e uma fatia pequena da goiabada, mas, sem exageros", indica Anna Luiza Simeão de Oliveira, do Hospital Sírio-Libanês.
Contra-indicações
De maneira geral, o consumo da goiaba é indicado para todos, com semente e tudo. Há restrição apenas para pessoas com problemas gastrointestinais (sensibilidade digestiva). Para os predispostos à asma ou reações alérgicas, distância da goiaba seca, já que estes problemas podem ser desencadeados pela presença dos sulfitos, uma espécie de aditivo alimentar contido neste alimento.Quem sofre de diverticulite, uma inflamação que se manifesta, normalmente, no intestino grosso formando pequenas bolsas, também precisa se privar de seu consumo, já que as sementes podem se instalar nestas bolsas e agravar o quadro inflamatório.Para aqueles que não se encaixaram em nenhum destes perfis, corra para o sacolão, feira ou supermercado mais próximo e garanta sua unidade diária da deliciosa fruta.
Fonte: Revista Vida Natural
por Luiza Martins / fotos Juca Vieira / produção Marcia Asnis
Kiwi, excelente fonte de vitamina C
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Actinidiaceae
Gênero: Actinidia
INFORMAÇÕES
É uma fruta de origem chinesa.
O kiwi é uma fruta típica de regiões de clima temperado.
Seu formato é oval e achatado. Possui uma casca de cor marrom clara, coberta por pequenos pêlos.
A polpa da fruta é de cor esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.
É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C.
É rico também em potássio (boa quantidade), cálcio e fósforo.
O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.
É uma fruta que apresenta baixo teor de calorias. Cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 50 calorias.
Possui um sabor levemente azedo de teor cítrico.
É muito usado para a fabricação de sucos e sorvetes. Pode também ser introduzido em saladas.
Fontes: sua pesquisa.com
A estréia está prevista para 14 de Maio de 2010 no Brasil.
Foram divulgadas algumas fotos inéditas de Robin Hood, nova versão com o personagem. No papel principal está Russell Crowe e o longa comandado por Ridley Scott (de Alien, Blade Runner, Gladiador) irá mostrar a origem de Robin Hood. Ele retorna à Inglaterra depois de combater nas Cruzadas e começa a lutar contra a tirania que se instalou na cidade de Nottingham.
Cate Blanchett interpreta Maid Marian, Matthew Macfadyen é o Sheriff of Nottingham, Kevin Durand vive João Pequeno, Danny Huston é o Rei Richard e William Hurt interpreta William Marshall.
Fontes: O Capacitor e IMDB
Mais um suco para os dias quentes de verão, esse é muito fácil de fazer:
INGREDIENTES:
- 1 garrafa de Cidra Cereser sem álcool bem gelada
- 4 a 5 fatias grandes de abacaxi
- Gelo se quiser
- Cereja para decorar
MODO DE PREPARO:
- Bater tudo no liquidificador.
A aveia (Avena sativa) é um dos cereais mais cultivados do mundo. O Brasil não é um grande produtor. Por exigências climáticas, a planta é cultivada em pequena quantidade só no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Estados de clima mais ameno. Assim, a maior parte da aveia consumida no país vem da Argentina. Entre os cereais integrais, é o que fornece maior quantidade de proteínas e de fibras, além de conter mais vitaminas do complexo B, em especial B1. Para que a aveia possa ser consumida, passa por várias etapas de processamento, que transformam os grãos em farinha, farelo ou flocos. Há flocos inteiros, empregados em especial na produção de granola, na panificação e para fazer barrinhas de cereais. Já os flocos médios e finos são chamados instantâneos, pois cozinham rapidamente. São usados sobretudo em mingaus, sopas e para consumir in natura com frutas amassadas. Os grãos inteiros, prensados, em flocos pré-cozidos, combinam com mel, melado, canela e uva passa. Podem ainda entrar no preparo de bebidas com leite e frutas. Por ser ótimo espessante, a aveia é usada em especial em sopas e mingaus, mas é boa também para o preparo de pão, biscoito
ou só amassada com banana.
SAÚDE
É bom para
Utilizar como fonte de proteínas, vitaminas, em especial B1, essencial na produção de energia e para o funcionamento do sistema nervoso, e minerais como fósforo e potássio.
É ruim para
Portadores de doença celíaca, pois contém glúten, proteína presente em cereais como o trigo, o centeio e a cevada que causa distúrbios intestinais em quem não a tolera.
COMO SE ESCOLHE
Encontra-se aveia em flocos grandes nas lojas de produtos macrobióticos ou naturais. Nos supermercados, encontra-se mais a de flocos finos, embalada em latas ou em caixas de papelão. Veja a validade e as condições da embalagem. A aveia vendida em casas de produtos naturais em geral vem em saco plástico. Verifique se a embalagem está bem vedada, se tem nome e endereço do produtor e o prazo de validade. Rejeite se tiver marcas de insetos ou pó no fundo da embalagem. Após abrir, conserve o produto na própria embalagem desde que seja lata com tampa, ou passe-o a um vidro, tampe e deixe em local seco e longe do calor.
COMO SE PREPARA
A instantânea é a que oferece maior praticidade. O pré-cozimento não prejudica seu valor nutritivo. Para prepará-la com consistência de mingau, use a proporção de 1 xíc. de flocos para 3 xíc. de líquido, de preferência leite. Misture os flocos com o líquido frio e cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar, até adquirir consistência. A aveia pré-cozida pode ainda ser consumida sem ir ao fogo, misturada com frutas como maçã ralada e banana amassada. Para fazer muesli, hidrate de um dia para o outro a aveia com leite frio, iogurte, kefir ou suco de laranja. No dia seguinte, junte mel, maçã ralada, uva passa e nozes.
Fonte foto: aqui
FICHA TÉCNICA
100 g de aveia em flocos contêm:
Calorias - 384 g
Proteínas - 16 g
Carboidratos - 67 g
Gordura - 6,3 g
Fibras - 10,3 g
Vit. B1 - 0,73 mg
Vit. B2 - 0,14 mg
Vit. B12 - 0 mcg
Ác. pant. - 1,25 mg
Cálcio - 52 mg
Ferro - 4,2 mg
Magnésio - 147 mg
Fósforo - 473 mg
Potássio - 349 mg
Selênio - 27 mcg
Zinco - 3,07
Agora segui a receita e usei uma forma para pudim em banho-Maria que vai na chama do fogão. Deixei por 35 minutos no fogo.
A receita (ingredientes e modo de fazer) continuam iguais, e você pode encontrar aqui.
Desenformado, no dia seguinte:
Mais fotos, para “ver” a cremosidade…
APROVADA!
Passas (ou uvas passas) é o nome dado a um tipo de uva especial, de tamanho menor, que sofreu um processo de desidratação. Possuem menor formato, cor escurecida e textura enruguecida. O processo natural parte da uva fresca que se coloca ao sol até desidratar. Depois as indústrias processam esses cachos secos que passam por extração dos pedúnculos, lavado, secado e seleção final até o empacotamento a granel em sacos plásticos dentro de caixas de papelão com 10 ou 13,608 kg. Por meio de peneiras se seleciona o tamanho que é medido em unidades por 100g.
É utilizada em massas de pães, bolos, tortas, pudins, salada de frutas, sorvetes ou consumidas como aperitivo.
Contém vitaminas do complexo B e sais minerais como fósforo, potássio, ferro e cálcio…
Fontes: Wikipedia