3 de jan de 2010

AVEIA EM FLOCOS

aveia

A aveia (Avena sativa) é um dos cereais mais cultivados do mundo. O Brasil não é um grande produtor. Por exigências climáticas, a planta é cultivada em pequena quantidade só no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Estados de clima mais ameno. Assim, a maior parte da aveia consumida no país vem da Argentina. Entre os cereais integrais, é o que fornece maior quantidade de proteínas e de fibras, além de conter mais vitaminas do complexo B, em especial B1. Para que a aveia possa ser consumida, passa por várias etapas de processamento, que transformam os grãos em farinha, farelo ou flocos. Há flocos inteiros, empregados em especial na produção de granola, na panificação e para fazer barrinhas de cereais. Já os flocos médios e finos são chamados instantâneos, pois cozinham rapidamente. São usados sobretudo em mingaus, sopas e para consumir in natura com frutas amassadas. Os grãos inteiros, prensados, em flocos pré-cozidos, combinam com mel, melado, canela e uva passa. Podem ainda entrar no preparo de bebidas com leite e frutas. Por ser ótimo espessante, a aveia é usada em especial em sopas e mingaus, mas é boa também para o preparo de pão, biscoito
ou só amassada com banana.
SAÚDE
É bom para
Utilizar como fonte de proteínas, vitaminas, em especial B1, essencial na produção de energia e para o funcionamento do sistema nervoso, e minerais como fósforo e potássio.
É ruim para
Portadores de doença celíaca, pois contém glúten, proteína presente em cereais como o trigo, o centeio e a cevada que causa distúrbios intestinais em quem não a tolera.
COMO SE ESCOLHE
Encontra-se aveia em flocos grandes nas lojas de produtos macrobióticos ou naturais. Nos supermercados, encontra-se mais a de flocos finos, embalada em latas ou em caixas de papelão. Veja a validade e as condições da embalagem. A aveia vendida em casas de produtos naturais em geral vem em saco plástico. Verifique se a embalagem está bem vedada, se tem nome e endereço do produtor e o prazo de validade. Rejeite se tiver marcas de insetos ou pó no fundo da embalagem. Após abrir, conserve o produto na própria embalagem desde que seja lata com tampa, ou passe-o a um vidro, tampe e deixe em local seco e longe do calor.
COMO SE PREPARA
A instantânea é a que oferece maior praticidade. O pré-cozimento não prejudica seu valor nutritivo. Para prepará-la com consistência de mingau, use a proporção de 1 xíc. de flocos para 3 xíc. de líquido, de preferência leite. Misture os flocos com o líquido frio e cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar, até adquirir consistência. A aveia pré-cozida pode ainda ser consumida sem ir ao fogo, misturada com frutas como maçã ralada e banana amassada. Para fazer muesli, hidrate de um dia para o outro a aveia com leite frio, iogurte, kefir ou suco de laranja. No dia seguinte, junte mel, maçã ralada, uva passa e nozes.
granola com aveia                           Fonte foto: aqui 

FICHA TÉCNICA
100 g de aveia em flocos contêm:
Calorias - 384 g
Proteínas - 16 g
Carboidratos - 67 g
Gordura - 6,3 g
Fibras - 10,3 g
Vit. B1 - 0,73 mg
Vit. B2 - 0,14 mg
Vit. B12 - 0 mcg
Ác. pant. - 1,25 mg
Cálcio - 52 mg
Ferro - 4,2 mg
Magnésio - 147 mg
Fósforo - 473 mg
Potássio - 349 mg
Selênio - 27 mcg
Zinco - 3,07

0 comentários:

Postar um comentário