21 de out. de 2009

SUCO PARA O INTESTINO PREGUIÇOSO - LINHAÇA



INTESTINO FELIZ

Na noite anterior, deixe:
• duas colheres de sopa de sementes de linhaça dourada em água.
Na manhã seguinte:
•coloque as sementes hidratadas no liquidificador, acrescentando
•uma boa fatia de mamão
•uma banana nanica
•uma maçã descascada e sem as sementes
•três ameixas secas sem caroço
•água a gosto.
Modo de Fazer:
Bata tudo e sirva imediatamente.

Minhas alterações na receita acima: Usei a Linhaça marrom, coloquei banana PRATA (porque gosto mais), neste caso optei por colocar leite com 90% menos lactose e coloquei também algumas gotinhas de adoçante)

 
Fonte: Jornal Hoje

 LINHAÇA



A casca da linhaça guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração.

Mas o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio(fitoestrógeno).

Embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças letais, o que faz dela um alimento funcional de primeira grandeza, a linhaça carrega compostos que poderiam interferir na absorção de nutrientes. Por enquanto o que se sabe é que o aquecimento da semente neutraliza esse inconveniente. Isso porque, o calor diminui a atividade de algumas proteínas suspeitas de atrapalhar o aproveitamento de sais minerais.

A sugestão é deixar a linhaça no forno baixo por 15 minutos se for usá-la em saladas por exemplo.

Outra dica para aproveitar ao máximo a semente é triturá-la no liquidificador pois a casca, bastante resistente, pode passar intacta pelo aparelho digestivo. E tem que bater e comer logo porque ela é bem suscetível à oxidação.

Os cientistas não chegaram ainda a uma conclusão sobre a quantidade ideal de consumo. A inclusão da semente no dia-a-dia deve ser gradativa.

A linhaça dourada é bem mais difícil de se encontrar no Brasil, já que ela gosta de climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Seu sabor é mais suave do que o da escura. Já a linhaça escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.



















0 comentários:

Postar um comentário