4 de dez. de 2009

LÍRIOS

LIRIOS

Espécies

Nomes Populares - Lírios
Lírio Oriental, Lírio Vistoso, Lírio Asiático, Lírio Amarelo, Hemerocale, Lírio São José, Lírio Casablanca, Lírio da Paz, Bandeira Branca, Lírio da Ressurreição, Lírio da Anunciação, Estrela da Anunciação, Estrela d’Alva, Estrela de Belém, Lírioquinzenal, Falso Íris, Pseudo Íris Azul, Lírioroxo das Pedreiras, DIETES Lírio-Trepadeira.

Existem mais de 100 espécies do gênero Lilium, inclusive:
Lírios amabile
Lírios auratum
Lírios bulbiferum
Lírios canadense
Lírios candidum
Lírios chalcedonicum
Lírios concolor
Lírios henryi
Lírios humboldtii
Lírios lancifolium
Lírios longiflorum
Lírios martagon
Lírios michiganense
Lírios nepalense
Lírios pardalinum
Lírios pumilum
Lírios regale
Lírios speciosum

Essas variedades apresentam plantas rústicas que exigem poucos cuidados.
O lírio é o nome das flores do género Lilium da família Liliaceae, Zingiberáceas e Amarilidáceas. Elas se caracterizam por serem bulbosas perenes anuais ou herbáceas de porte médio perene. São cultivadas para bordaduras e maciços, além de vasos e forrações de cercas e grades. Tem sua origem na China, Japão, Tailândia e Turquia, no continente asiático, Venezuela, Colômbia e Brasil no continente sul-americano, e também Europa. Podem apresentar alturas variadas como 15, 30, 35, 40, 50, 60, 70, 80 e 90 centímetros, ou até 1,2 e 1,5 metro. Propaga-se quase o ano inteiro ou na primavera, dependendo da variedade. O método mais utilizado para a propagação é a divisão de Couceiras.

As flores de lírios são agrupadas em hastes florais ou isoladas. Florescem no verão ou em outros períodos como o inverno e primavera ou primavera e verão. As cores dessas flores são laranja, rosa, amarelo, cor-de-creme, branco e violeta. Elas exalam perfume agradável, porém em curta durabilidade, durando entre 1 e 15 dias apenas. São utilizadas para arranjos florais. Tipo da folha do lírio é linear.

Ambiente e Cultivo
Os lírios são plantados em jardins. Gostam de climas como o ameno e o quente e úmido, não tolerando geadas. O solo ideal é o arenoso ou argiloso, ambos ricos em matéria orgânica. Precisam ser regadas de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Essas plantas gostam de meia-sombra, mas precisam de muita luz no verão, apesar de não suportarem sol direto entre 10 e 17 horas. Outras variedades gostam de sol pleno em locais frios e meia-sombra em regiões mais quentes. É bom podar apenas os ramos secos, doentes ou malformados.

Adubação
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão. Usar fosforita, superfosfato e termofosfato ou NPK rico em P.

Males
Essas plantas estão sujeitas a doenças de origem fúngica.

Dimensões
O lírio-do-amazonas é uma planta com boas dimensões. Conhecida também como estrela-dalva, estrela-de-belém e estrela-da-anunciação, a Eucharis grandiflora apresenta bulbos arredondados, que podem medir até 6 cm de diâmetro. As folhas são grandes (podem chegar a 40 cm de comprimento) e as flores - brancas e perfumadas - surgem em racemos de 3 a 6 unidades. Cada flor mede em torno de 10 cm de diâmetro com as 6 pétalas distribuídas em formato de estrela. Pendentes, as flores surgem numa haste floral que alcança até 70 cm de altura.

Cultivo
A planta vai bem em locais bem iluminados e com boa ventilação. Ela precisa de muita claridade, mas não gosta de luz solar direta, especialmente nos dias quentes de verão. Plantada em vasos, ela pode ser levada para ambientes internos bem iluminados. No jardim, os melhores locais são os canteiros sombreados, onde pode fazer belas combinações com folhagens baixas e forrações. Sob a copa das árvores, o lírio-do-amazonas pode formar belas bordaduras.
No plantio, coloque os bulbos num espaçamento de 40 a 50 cm entre eles. Não se deve cobri-los demais com terra. Uma leve e fina camada de terra é o suficiente. Depois, pressione o substrato delicadamente ao redor dos bulbos, para firmá-lo bem. Se o plantio for feito em vasos (com pelo menos 20 cm de diâmetro), dá para plantar de 3 a 4 bulbos.

Solo
O solo argilo-arenoso e rico em matéria orgânica é o mais indicado. Uma boa mistura: 2 partes de terra argilosa, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia. Para estimular crescimento e floração, pode-se acrescentar farinha de ossos à mistura.
E o plantio…

Regas
Evitar regas em demasia, pois podem provocar o apodrecimento dos bulbos. Quando surgir a haste floral, recomenda-se aplicar um fertilizante líquido até as flores iniciarem a abertura, lembrando de seguir as orientações do fabricante quanto à quantidade e diluição.

Reprodução
O lírio-do-amazonas se propaga pela divisão dos bulbos mais velhos. O processo geralmente é feito no período que vai do final do inverno ao início da primavera. Primeiro retira-se as plantas dos canteiros ou dos vasos. Com muito cuidado, deve-se lavar os bulbos para remover a terra. Só então, faz-se a separação dos bulbos, evitando quebrá-los, pois eles podem demorar muito tempo para se recuperarem e iniciar a brotação.

Lírio Tigrado

Em interiores poucas plantas floríferas ficam tão vistosas como o lírio-tigrado, que produz uma quantidade de flores comparável à das espécies de jardim. São flores muito originais, nas cores branco, laranja e amarelo sempre com pintinhas pretas. Para que este lírio fique ainda mais viçoso, leve o vaso para o jardim logo após a floração e enterre-o no chão. Qunado recomeçar a florir, retire o vaso, coloque-o num cachepó e torne a levá-lo para dentro de casa.
Luz: Alta intensidade luminosa, perto de uma janela de face norte ou leste.
Temperatura: 15 a 29o.C, tolerando até 2o.C.
Água: Espere o solo do vaso secar antes de regar novamente.
Adubação: A cada mês.
Propagação: Bulbos.
Cuidados especiais: Replante anualmente, numa mistura contendo 30% de matéria orgânica.
Problemas Comuns: Se os botões ou as flores começarem a cair, aumente a umidade. Cuidado com os pulgões nos brotos.

Significado das Flores
Lírios Amarelos : Estou andando nas nuvens.
Lírios Brancos : Virgindade, pureza, beleza, é um paraíso estar com você.
Lírios Callas : Beleza
Lírios Dia : Símbolo chinês que significa “ mãe”
Lírios Eucharis : Mulher fascinante
Lírios Laranja : Aversão
Lírios Tigrado : Saúde, orgulho
Lírios do Vale : Doçura, retorno à alegria, humildade, você completa minha vida.

Fonte: Flor Encanto

0 comentários:

Postar um comentário